Conheça o primeiro superiate de 30m da Riva: o 102 Corsaro Super

Certamente a experiência mais cheia de requinte do que relaxar no solário traseiro de um Riva runabout, no sol de Riviera, seria fazer exatamente isso, mas a bordo do novo Riva 102 Corsaro Super de 30 metros.

A embarcação trata-se do primeiro Riva, do tamanho de um superiate, a disponibilizar um lounge ao ar livre no nível da água.

Atendendo a solicitação dos proprietários, esse é apenas um dos pontos de design do Riva, já que há também um layout interno atualizado, sistemas de isolamento acústico aprimorados e mármore no deck principal, em que uma moldura de Nero Marquina faz a divisão entre as áreas de jantar e estar. 

Exteriormente, linhas modernas e grandes janelas compõem o visual. Composto de fibra de vidro e elementos de fibra de carbono, o 102 Corsaro Super é uma evolução do 100 Corsaro, lançado em 2017, dispondo de 25 unidades. Seu antecessor tinha 29,9 metros, enquanto o 102 tem 30,24 metros. O projeto inicial do 100 era um iate Riva flybridge menor de 24 metros.  

Segundo Stefano de Vivo, CCO, do Grupo Ferreti, com o 102 Corsaro Super a fabricante procurou melhorar ainda mais a experiência a bordo de um iate, atendendo às necessidades dos proprietários que desejam ficar cada vez mais em contato com o mar. 

O  foco foi aumentar a percepção de abertura para o exterior, com as amplas janelas da cabine do proprietário e do salão, em que toda a estrutura foi direcionada, favorecendo a maior quantidade de vidros. 

As janelas do casco no convés principal foram baixadas e ampliadas para favorecer a luz natural na cabine do proprietário, enquanto o lounge ao ar livre do 102 Corsaro Super é surpreendente e remete aos tradicionais barcos diurnos Riva. 

Completamente integrado à popa, possui um amplo sofá convidativo aos hóspedes, com escadas laterais que levam ao convés principal. A proximidade do convés principal da popa, faz as duas áreas de estar externas se tornarem únicas, sendo possível que as pessoas estejam no nível da água, ou admirando a vista do convés da popa acima. 

Além disso, a Riva manteve sua garagem, que abriga um Williams Dieseljet 445. Para o barco sair, a popa se eleva e a plataforma desliza abaixo da linha d'água, inundando a garagem. 

O mais desafiador do projeto desta embarcação foi construir esta nova área de popa e garagem, que acomoda um tender de quatro metros, um jet ski, seabobs e uma escada de natação. 

Com um perfil alongado e sinuoso, o novo design da popa aumentou as comodidades úteis do iate e remodelou o visual externo. Rebaixada e achatada, a nova popa deu lugar ao terraço.

Segundo Mauro Micheli, designer-chefe da Officina Italiana Design, este novo elemento arquitetônico aumenta o impacto geral do iate, proporcionando um perfil ainda mais elegante e gracioso. Conseguir isso não foi tarefa fácil, já que foi necessário harmonizar diferentes elementos para se ter um estilo equilibrado, diz Micheli. 

Muitos outros Rivas precisaram se adequar às novas regras do RINA, para aumentar a habitabilidade interior do iate e deixar seu exterior mais moderno, sendo isso um desafio para os designers, além de uma oportunidade de atualização para as embarcações. 

Sérgio Beretta, CEO da Officina Italiana Design, diz que “com o fato do RINA definir novos parâmetros para barcos com menos de 24 metros (o 102 Corsaro tem 23,97 metros de casco, um LOA de 30,24 metros), nos levou a pensar mais do que apenas modernizar as linhas de um modelo. Apesar de o Riva 100 Corsaro  ser um barco muito amado, o estaleiro queria um restyling desse modelo. Enfrentar novos problemas foi uma oportunidade para buscar novas soluções de design, principalmente na área de ré. Tais modificações produziram uma nave totalmente renovada'. 

Uma passagem lateral do flybridge, levando a um amplo salão de proa escalonado, são alguns dos destaques desse iate. Preservando a severidade, a esportividade e o requinte das linhas do 100 Corsaro, a Officina Italiana Design deu ao exterior uma aparência mais limpa, apenas refinando seus traços de estilo característicos. 

Um dos exemplos é o hard top do flybridge, que agora é preto. No modelo 100, apresentava também um tom prateado na sua estrutura. A respeito disso, diz Micheli: 'do ponto de vista artístico, criamos a impressão de um elemento escuro, sem alterar a sua forma, mas mudando a sua percepção visual, para uma aparência mais fluida, renovando completamente a linha do barco'. 

Ao baixar levemente o arco, a sensação é de movimento para a  frente no exterior. Com a inclinação da proa para frente, quando se olha para a água, é criada uma visão infinita do flybridge. 

Muito trabalhado também pela equipe de design, a cabine principal teve mais iluminação, sem impactar na estética do barco. A solução foi baixar e ampliar as janelas do casco no convés principal para frente. Explica Micheli, que isso produz uma janela com dupla função de atrair mais luz para o interior e dar mais estilo ao design exterior. 

Ele conseguiu implementar sua assinatura, mantendo o iate flybridge de fuselagem larga, elegante e aerodinâmica. Com isso, o desafio foi vencido, uma vez que os arquitetos navais conseguiram construir uma superestrutura que suporta as maiores janelas já vistas em um iate Riva, dando aos proprietários, mesmo na privacidade do seu quarto, um maior contato com o mar. 

Vivo comenta que 'nunca um dos nossos iates apresentaram janelas tão grandes na cabine do proprietário. Para isso ser possível, tivemos que redesenhar toda a estrutura para adequar ao nosso projeto', além de ser necessário uma homologação para avaliar e testar o desempenho do projeto, verificando a resistência do encaixe do vidro. 

O 102 revolucionou o layout dos iates anteriores da Riva, com um novo convés principal, em que se vê a área de jantar na popa com um salão na proa. As mudanças feitas no 102 Corsaro, foram baseadas em pesquisas, juntamente aos proprietários e tripulantes dos Corsaros anteriores, procurando saber o que gostariam de ver. 

Dentre os comentários, foram citados uma área de jantar maior e com melhor acesso à popa. Mas, os proprietários também podem optar pelo layout do salão principal mais tradicional. 

O gerente de vendas da Riva, Cristian Boni, comenta que o layout interno pode ser bastante customizado, já que se comparado ao Corsaro anterior com apenas uma cabine, o estaleiro prioriza sempre a qualidade.

Materiais, como couro flexível, madeira brilhante e aço inoxidável polido são os detalhes que fazem um Riva. Desde o começo, com seus iônicos iates runabouts, a Riva já usava esses elementos, sempre à frente do seu tempo. 

Esses materiais são usados no 102 Corsaro Super, mas mudando a forma de uso, mantendo um visual mais leve e com mais vidro, além de uma escada de vidro e aço inoxidável, que se abre para o foyer do deck inferior abaixo no salão principal. 

A cabeceira da cama, no master, é formada por hastes de aço e o mármore foi aplicado nos banheiros e também no deck principal. Poliform, Minotti e  B&B Itália, Talenti, Paola Lenti e Kenttal, são as marcas italianas de primeira linha dos móveis embutidos da área interna e externa. 

A decoração é feita com confecções das marcas Loro Piana e Ice Leather, e tapete Besana. Seu interior basicamente usa muitas cores, acabamento de metal cromado, marcenaria de nogueira Canaletto fosca, painéis de couro preto e branco e vidro preto de laca na parte posterior. 

Equipado com dois motores,MTU 16 V 2000 M96 de 2.435 hp, alcança uma velocidade máxima de 26 nós e navega a 23 nós. Há a alternativa de dois motores MTU 16V 2000 M96L de 2.638 hp, atingindo uma velocidade máxima de 28 nós e 24 nós de cruzeiro. 

A pedido dos proprietários, o Riva deu mais atenção ao isolamento acústico para um iate mais silencioso e confortável durante a navegação. Foram muitas as melhorias feitas no 102 Corsaro Super, elevando o nível da marca Riva. 

De acordo com Sergio Beretta: 'o 102 Corsaro Super é um iate indubitavelmente criado na tradição Riva - você pode sentir isso imediatamente. Conseguimos manter a elegância do Corsaro, enquanto criamos linhas redesenhadas, mais vida ao ar livre e um interior sofisticado, que o transformou em um barco completamente novo'.

Se você gostou desse artigo, não perca os nossos próximos conteúdos com as novidades em superiates sempre em primeira mão.

Compartilhar artigo nas redes sociais:
NovaMarine © 2021 - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.